Ser empreendedor exige um alto nível de autonomia, e falando nisso, como está a sua autonomia?

Tempo de leitura: 2 minutos

No artigo de Hoje, convidamos o Alex Ribeiro da AFR COACH & CONSULTING para falar sobre Empreendedorismo e Autonomia!

Um dado de pesquisa recente é alarmante, apenas 5% dos adultos é efetivamente autônomo! Ao escutar isso em um grande congresso nacional de liderança fiquei bem preocupado. Ser autônomo significa equacionar as coisas, ou seja, conseguir seguir regras e também quebrá-las quando necessário, ponderando todas as situações! Parece fácil mas garanto que não é!

No geral, apesar da crença de que a obediência não é a regra, as pessoas seguem exatamente o que foi instituído ou o que é costume, até se tornando radicais muitas vezes. Isto acontece desta maneira porquê para o cérebro o gasto de energia é menor seguindo o que já está instituído, e psicologicamente fica a sensação de que a responsabilidade não é nossa e sim de outro, aliviando um pouco a ansiedade e a preocupação.

Quando somos ou estamos obedientes, é muito conveniente para quem depende do nosso trabalho, porém estar assim pode significar o início do fim de nossa capacidade cognitiva, principalmente de nossa capacidade criativa (muitas vezes perdemos chances profissionais por estar nessa onda de obediência).

Quando entrarmos em um ritmo de obediência constante tendemos a para de refletir e pensar com profundidade sobre coisas, simplesmente seguindo as regras ou fazendo o que todos estão fazendo! Aos 40 anos, segundo pesquisas, a nossa capacidade criativa já está reduzida a menos da metade, e neste caso, mesmo você sendo apreciado como alguém obediente e prestativo o seu valor no mercado, e na vida, estará reduzido!

Todos temos formas de lidar com as coisas de forma situacional, alguns sempre transgredindo (negando, com pouco pudor ou moral); outros sempre obedecendo (acatando sem pensar muito e se isentando de responsabilidades); e alguns, finalmente, equacionando (pondo tudo em perspectiva, ou na balança).

Quando equacionamos finalmente estamos sendo autônomos, e adultos também. Ser autônomo é assumir riscos e ter posturas desconfortáveis as vezes, mas também é se destacar como ser humano!

Como está o seu nível de Autonomia?

Alex Ribeiro
Businesscoach
Fundador da afr coach & Consulting

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *