Influencer, você sabe quais pontos observar no contrato com seus parceiros comerciais?

Tempo de leitura: 2 minutos

Influencer, você sabe quais pontos observar no contrato com seus parceiros comerciais?
Influencer, você sabe quais pontos observar no contrato com seus parceiros comerciais?

Você trabalhou, se dedicou muitas horas para a criação de bons conteúdos nas suas redes sociais como influencer, acompanhou dia a dia o número de seguidores aumentando, as perguntas surgindo nas caixinhas e a interação crescendo cada vez mais.

E finalmente esse momento chegou. Você foi notada(o) por uma marca.

 

E agora? O que devo fazer?

Primeira coisa que você precisa pensar (depois de comemorar a primeira conquista, claro!) é que a relação entre os influenciadores e as marcas precisa ser o mais transparente possível. Verifique se faz sentido para você e para a sua audiência a divulgação daquele produto e, se a resposta for positiva, é hora de partir para o próximo passo.

Logo no início da carreira, é importante que as parcerias sejam formalizadas por meio de assinatura de um Contrato. O Contrato é uma garantia a mais de que as coisas correrão conforme o combinado, sabe aquela frase que a nossa mãe sempre nos falava: “o combinado não sai caro”?, então, ali, naquele documento, você e a marca que te notou, vão determinar quais são as obrigações de cada parte, o tempo da parceria, eventuais penalidades pelo descumprimento de alguma cláusula, e outros pontos importantes para o relacionamento de vocês.

Tenha em mente que a negociação faz parte do Contrato. Entenda a expectativa da marca, fale sobre o seu alcance, sobre o seu conteúdo, sobre a constância de postagens e esteja bem atento para entender quais são as suas obrigações e em que prazo você deve cumpri-las.

Contratos para Influenciadores

Um ponto importante deste Contrato de Parceria é combinar como será a criação de conteúdo. Converse com a marca e entenda se você estará livre para fazer a divulgação daquele produto com a sua própria linguagem, da forma como entende que alcançará melhor a sua audiência ou se a marca exige que seja seguido um texto previamente enviado por ela e um padrão de postagens.

Fique sempre alerta aos prazos de entrega, e verifique com a marca se será exigido algum tipo de “de acordo” deles antes da postagem acontecer. Neste caso, é interessante limitar o número de vezes que a marca poderá retornar exigindo algum tipo de alteração no conteúdo e também o prazo que a marca terá para esse feedback, de modo que essas interferências não afetem a sua persona e nem o seu planejamento de postagens.

Não tenha medo de negociar o que você entende ser melhor, mas esteja pronto também para, se for o caso, balancear alguns pontos, de modo que a negociação siga equilibrada entre você e a marca.

Avaliar as hipóteses de encerramento do contrato também é muito importante. A marca poderá encerrar o contrato a qualquer momento? E você, pode desistir de permanecer nesta relação contratual? Será que a marca pode exigir algum tipo de comportamento público de sua parte?

Isso já é assunto para um próximo papo. Fique por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *