Como tornar as reuniões da minha startup mais produtivas e rápidas?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem nunca saiu de uma reunião imaginando que aquele tempo todo poderia ter sido substituído por um simples e-mail? Ou teve a sensação de que o encontro não foi nem um pouco produtivo?

Pois é. Cada vez mais se torna comum que muito tempo seja desperdiçado em reuniões longas e improdutivas, e isso é um problema frequente no âmbito das startups, em que cada minuto é extremamente valioso em razão da dinâmica atribuída aos novos negócios.

Vários são os motivos que levam a uma reunião assim. Dispersão dos ouvintes, falta de alinhamento, local inadequado e até mesmo falta de preparação e logística são razões suficientes para que uma reunião signifique tão somente um tempo perdido.

O pior disso tudo é que uma reunião frustrada pode gerar impactos significativos no desenvolvimento da startup, bem como refletir no seu fluxo de caixa, principalmente se o assunto abordado for relativo a vendas, investimentos, estratégias financeiras e planos de capitação.

Pensando nisso, elaboramos um infográfico baseado em um artigo sobre nove métodos apoiados pela ciência para reuniões mais produtivas (9 science-backed methods for more productive meetings).

O objetivo é auxiliar sua startup a não comprometer o tempo útil com reuniões infrutíferas e, ao mesmo tempo, propiciar um cenário em que o foco seja totalmente voltado para o desenvolvimento do negócio; afinal, ninguém merece perder tempo com muita coisa a fazer, não é mesmo?

Então, veja abaixo o nosso material e compartilhe com seus parceiros e colaboradores:

É importante destacar, contudo, que o material acima não consiste em um método absoluto, e pode ser readequado conforme a necessidade e o estilo do negócio, já que isso interfere diretamente no modo de condução da reunião.

Por exemplo, se a equipe vai se reunir para discutir soluções de TI, é evidente que será imprescindível o uso de notebooks e computadores.

Por outro lado, se a reunião demandar a presença de todos – e o conjunto for um número grande de pessoas –, pode não ser indicada uma “reunião de stand-up”, isto é, sem o uso de cadeiras, e a sintetização da reunião por cada um ao final pode gerar o efeito contrário do desejado, alongando mais ainda o encontro.

Nessas situações, é fundamental que algumas estratégicas sejam traçadas para o desenrolar efetivo e rápido da reunião, de modo que todos saiam ganhando com isso, principalmente a sua startup.

Gostou das nossas dicas? Leia mais em: https://www.fastcompany.com/3033232/9-science-backed-methods-for-more-productive-meetings.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *